sábado, 3 de novembro de 2012

A Procissão de Entrada


Procissão de Entrada



                Falaremos hoje um pouco sobre a procissão de entrada, ela que juntamente com a procissão das oferendas, é uma das maiores características do Rito Romano.
                Sabemos que desde os primórdios da Igreja, a “Domus Ecclesiae” (Casa da Igreja) é composta de três espaços: o primeiro, o átrio, lugar da acolhida (assim, nos irmãos e irmãs acolhemos o próprio Cristo), local de hospitalidade e onde se cumpre o mandamento do amor (cf. Mt 25,40); a nave, onde a assembleia se acomoda para participar da celebração; e o presbitério, lugar onde acontece a celebração.
Átrio

Presbitério
Nave
               A procissão de entrada como primeira parte do rito deve partir do átrio, passando pela nave, com destino ao presbitério. Devemos lembrar que a procissão de entrada não é apenas um deslocamento físico. A procissão tem como sentido teológico, a igreja, povo de Deus que caminha (cf. Ex 12,37-51).
                Desde o início, a comunidade cristã se percebe caminhante: “Aliás, não temos aqui cidade permanente, mas vamos em busca da futura” (Hb 13,14).
                Para expressar todo o seu sentido teológico, é indicado que enriqueça a procissão com elementos que nos ajudem a compreender a dimensão peregrina do novo povo de Deus, como a cruz, a luz e a Palavra.
Cruz processional
                               A cruz processional, ou seja, cruz da procissão nos ajuda a compreender que, nesta caminhada ao encontro de Deus, é a cruz redentora de Cristo que sempre nos aponta o caminho a seguir. A cruz na procissão vem nos dizer que não é possível ir ao Cristo, senão debaixo de sua sombra redentora. Assim podemos fazer memória do tão conhecido refrão: “Vitória tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás”. A cruz nos deve conduzir à certeza de que o Cordeiro Imolado, Jesus Cristo está vivo, e por isso a comunidade está reunida no domingo para fazer memória de sua gloriosa Ressureição.

Círio Pascal
                A luz da procissão de entrada (círio pascal e/ou lucernas) é sinal da certeza que temos de que Jesus caminha conosco. Como caminhou com os discípulos em Emaús e lhes abriu os olhos para que o contemplassem ressuscitado, a presença da luz na procissão de entrada nos da a segurança de que Cristo caminha conosco e nos abre os olhos para que possamos contemplar Sua presença na Palavra proclamada, no altar do sacrifício e no ministro, que agindo “In persona Christi”, preside a assembleia.
Evangeliário
                O livro da Palavra (Lecionário ou Evangiliário) nos traz todo o sentido da celebração que se inicia, pois nele estão as lições (leituras) a serem proclamadas, sendo própria de cada Domingo.
                Evidentemente essa procissão poderá ser enriquecida com expressões simbólicas da comunidade ou da região, desde que não perca todo o seu sentido litúrgico.

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