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Procissão de Entrada |
Falaremos hoje um pouco sobre a procissão de
entrada, ela que juntamente com a procissão das oferendas, é uma das maiores
características do Rito Romano.
Sabemos que desde
os primórdios da Igreja, a “Domus Ecclesiae” (Casa da Igreja) é composta de três
espaços: o primeiro, o átrio, lugar
da acolhida (assim, nos irmãos e irmãs acolhemos o próprio Cristo), local de
hospitalidade e onde se cumpre o mandamento do amor (cf. Mt 25,40); a nave, onde a assembleia se acomoda para
participar da celebração; e o presbitério,
lugar onde acontece a celebração.
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Átrio |
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Presbitério |
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Nave |
A procissão de
entrada como primeira parte do rito deve partir do átrio, passando pela nave,
com destino ao presbitério. Devemos lembrar que a procissão de entrada não é
apenas um deslocamento físico. A procissão tem como sentido teológico, a igreja,
povo de Deus que caminha (cf. Ex 12,37-51).
Desde o início, a
comunidade cristã se percebe caminhante: “Aliás,
não temos aqui cidade permanente, mas vamos em busca da futura” (Hb 13,14).
Para expressar
todo o seu sentido teológico, é indicado que enriqueça a procissão com
elementos que nos ajudem a compreender a dimensão peregrina do novo povo de Deus,
como a cruz, a luz e a Palavra.
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Cruz processional |
A
cruz processional, ou seja, cruz da
procissão nos ajuda a compreender que, nesta caminhada ao encontro de Deus, é a
cruz redentora de Cristo que sempre nos aponta o caminho a seguir. A cruz na
procissão vem nos dizer que não é possível ir ao Cristo, senão debaixo de sua
sombra redentora. Assim podemos fazer memória do tão conhecido refrão:
“Vitória tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás”.
A cruz nos deve conduzir à certeza de que o Cordeiro Imolado, Jesus Cristo
está vivo, e por isso a comunidade está reunida no domingo para fazer memória
de sua gloriosa Ressureição.
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Círio Pascal |
A
luz da procissão de entrada (círio
pascal e/ou lucernas) é sinal da certeza que temos de que Jesus caminha conosco.
Como caminhou com os discípulos em Emaús e lhes abriu os olhos para que o contemplassem
ressuscitado, a presença da luz na procissão de entrada nos da a segurança de
que Cristo caminha conosco e nos abre os olhos para que possamos contemplar Sua
presença na Palavra proclamada, no altar do sacrifício e no ministro, que
agindo “In persona Christi”, preside a assembleia.
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Evangeliário |
O livro da
Palavra (Lecionário ou Evangiliário) nos
traz todo o sentido da celebração que se inicia, pois nele estão as lições (leituras)
a serem proclamadas, sendo própria de cada Domingo.
Evidentemente
essa procissão poderá ser enriquecida com expressões simbólicas da comunidade
ou da região, desde que não perca todo o seu sentido litúrgico.
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